Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento localizado no Bairro Menino Deus, na cidade de Porto Alegre, foi concebido e projetado sob uma diretriz determinada antes do início do trabalho: aliar conforto para os moradores à pouca quantidade de materiais utilizados. Sendo assim, foram determinados os materiais e tons responsáveis por cumprir, em sua maior parte, essa função: Madeira Natural e Elementos em Cinza (pinturas, marcenarias, pisos, etc).
Num segundo momento, foram estabelecidos os critérios que nortearam a maneira como estes materiais comporiam os ambientes do apartamento. Sendo assim, determinou-se por utilizar os tons de cinza em todos os componentes da cozinha, lavabo, banheiros e área de serviço. Na sala de estar e jantar foi estabelecida a seguinte regra: criar a base (pisos e paredes) em tons de cinza, enquanto o mobiliário, marcenaria e painéis são utilizados em madeira natural.
Essa lógica se inverte na área íntima do apartamento, onde foi adotado o piso em réguas de madeira natural enquanto a marcenaria e mobiliário aparecem em tons de cinza. A cozinha é toda em tons de cinza, projetada basicamente em duas linhas. Bancada de trabalho com fogão, forno, pia e geladeira e logo em sua frente, o balcão de apoio. Para solucionar a falta de espaço do ambiente, foi projetada uma despensa vertical ao lado da geladeira, possibilitando o armazenamento dos gêneros, temperos, etc.
A Sala de Estar é integrada com a Sala de Jantar, com móveis em madeira natural. Um painel em madeira ripada é responsável pela determinação do limite entre área social e área íntima do apartamento. Para reforçar essa ideia, foi criada uma porta “camuflada” entre as duas áreas. O lavabo, respeitando a diretriz projetual estabelecida, foi concebido em tons de cinza. É composto por paredes texturizadas em cinza e uma cuba esculpida em pedra basalto. A luz controlada empresta um ar intimista ao ambiente.